Às vezes é preciso se afastar do papel para ver o desenho inteiro

10:00 0 Comments A+ a-

                Já ouviu a expressão: “Às vezes é preciso se afastar do papel para ver o desenho inteiro"?




Essa frase veio a mim em um momento muito conturbado da minha vida, veio meio que do nada. Lembro que foi quando assistia Dois Coelhos. Em um determinado momento do filme o protagonista diz essa frase que se encaixa bem no contexto do filme. Pra mim não fez diferença nenhuma até que um dia numa conversa comigo mesma (sim eu falo comigo, as vezes ¬¬’) essa frase surgiu e aí, do nada, o céu se abriu e eu pude entender, finalmente, o que aquilo queria dizer.
            Na situação que eu vivia percebi que precisava olhar para ela de fora, como alguém que sabiamente me daria um conselho, era a forma de encontrar a solução para o problema.
Todos nós temos o “dom” de meter o “bedelho” nos assuntos dos outros, resolver mentalmente os problemas de todos que nos procuram e até de quem nem nos conhece. Lembro que uma vez, na fila do banco, havia duas mulheres conversando sobre o problema de uma terceira. Elas diziam o que achavam que ela deveria fazer, que era simples de se resolver, e eu também dei minha contribuição de forma mental, fiz minha boa ação resolvendo aquele problema também. Kkkk
            A questão principal aqui é que todos somos experientes, espertos, sábios, ou qualquer adjetivo que caiba aqui quando o assunto é resolver os problemas dos outros, mas acabamos não sabendo o que fazer com os nossos problemas.  Mas se nossos conselhos são tão bons por que não damos ouvidos a nós mesmos? É aí que a questão de se afastar do desenho ajuda.
Já faz um tempo que resolvi ouvi o que eu tinha pra dizer, passei a assumir que minha melhor amiga sou eu mesma. Pois por mais que digamos confiar 100% em alguém acabamos não sendo 100% sinceros com nossas duvidas, certezas... Isso não se faz por mal, às vezes só não queremos mostrar quem somos de verdades para os outros, às vezes fingimos ser algo que só nós sabemos que de fato NÃO somos.
            Dedicar mais tempo pra nós mesmos não faz mal, e não é egoísmo não querer dividir certas coisas com os outros, só nós sabemos o que passamos.
Afastar-se do desenho ajuda a perceber que nosso problema não é tudo aquilo que achamos que é; afastar-se ajuda ver o todo; afasta-se faz com que paremos de nos atentar a detalhes e passemos a enxergar a beleza da obra e ao ver tudo, com certeza, você vai saber o que fazer com seu problema e encontrará uma solução.   
                Ah! A imagem lá em cima é só pra ilustrar toda essa questão. Essas imagens são de uma exposição. Vistas bem de perto só parecem pedaços de papel colados ao acaso, sem graça e sem sentido. Mas vistos de longe...